Rota 2 – Castelo

Desta vez optámos por fazer uma visita ao Castelo de São Jorge e ao bairro do Castelo. De forma a diminuir as dificuldades que decorrem da elevada inclinação natural do terreno, optámos pelouso de 2 elevadores que nos levam directamente a meio da colina do Castelo.

Partimos da Baixa e apanhamos o elevador do Castelo, situado na Rua dos Fanqueiros. Este elevador leva-nos ao Largo Adelino Amaro da Costa. Em frente, à esquerda fica o largo do Chão do Loureiro onde vamos apanhar um 2º elevador para a Rua da Costa do Castelo.

Junto à saída do elevador do Chão do Loureiro (à esquerda) temos um miradouro, baptizado com o mesmo nome, onde é possível admirar a Praça do Comércio e o seu arco triunfal bem como a restante baixa.

Deixamos o miradouro, vamos até à rua e viramos à direita, continuando pela rua da Costa do Castelo (do lado direito temos um caminho mais nivelado). Um pouco mais à frente vemos as escadinhas de São Crespim. Daqui para a frente começa a Rua do Milagre de Santo António, em alusão à imagem protectora que existiu junto à porta da muralha que ficava no início das escadinhas.

Continuamos pelo caminho mais nivelado e no fim desta rua viramos à esquerda para a Rua Bartolomeu de Gusmão. O Castelo está perto e no fim desta rua já vemos a sua muralha. Infelizmente o caminho mais nívelado termina no fim desta rua, junto à Rua do Chão da Feira, que fica à direita. Avancemos uns metros por esta rua com cuidado pois o piso é irregular e à esquerda vemos o Arco da Porta de São Jorge que nos leva ao Castelo e ao seu Bairro.

Pois entremos pela Rua da Santa Cruz. O início desta rua tem uma inclinação acentuada no seu início. O Castelo fica à esquerda e a sua visita é aconselhada. No bairro do Castelo propomos um passeio pela Rua de Santa Cruz e pela Rua do Recolhimento (as duas principais). Aproveite para conversar com os moradores para conhecer as gentes do Castelo. Se quiser faça uma visita ao Grupo desportivo do Castelo! Na rua do Recolhimento temos a entrada para o pequeno jardim do recolhimento, virado para a Colina da Graça e com um miradouro excelente para ver a Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional na Igreja de Santa Engrácia.